Procure e talvez ache

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

fogo colorido


Uma empresa americana está comercializando produtos químicos em forma de pó que ao serem lançadas no fogo, tem a capacidade de mudar a cor da chama para virtualmente qualquer cor. A reação quimica disso é bem simples de entender. O segredo dos pós é que eles são os mesmos materiais usados em fogos de artifício (a parte não explosiva dos fogos) para colorir os mesmos.
Lembra daquele post das velas de chama colorida? Basicamente é a mesma coisa, só que estes são em forma de pó.
Colorir o fogo é relativamente simples e algumas coisas é possível fazer em casa mesmo. Por exemplo, sal de cozinha lançado ao fogo faz a chama ficar amarela. Já óxido de cobre deixa o fogo azul. Oxido de cobre é vendido em lojas de produtos para limpar piscinas. Fazer fogo azul é facil. Aqui neste link eles vendem oxido de cobre a 15 reais o saco de 25kg!
Em lojas de produtos químicos é possível comprar outros compostos capazes de mudar a cor do fogo. Abaixo uma lista de prod. quimicos e suas respectivas cores:
Vermelho – Cloreto de estrôncio
Alaranjado – Cloreto de cálcio
Amarelado – Cloreto de sódio
Azul – Óxido de cobre
Verde – Cloreto de cobre ou cloreto de bórax ou ácido bórico
Verde mar ou púrpura - Sulfato de cobre ou cloreto de cobre
Roxo – Cloreto de potássio
Carmesim – Cloreto de lítio Misturado – Sal
Fucsia: Cloreto de litio
Preciso lembrar que mexer com produtos químicos e fogo é algo perigoso. Alguns desses materiais podem causar danos a saúde, e podem ser venenosos.
mas ainda da pra fazer um miojo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

não pise na grama
não suje
não jogue lixo no chão
herrar é umano