Procure e talvez ache

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

vidro em spray


Nanopool, uma companhia alemã, mas com laboratórios na Turquia, patenteou um spray de vidro líquido, que nada mais é que um aerosol capaz de aspergir uma camada de nanopartículas de dióxido de silício (SiO2) sobre a superfície desejada. Sem outro aditivo além de água ou etanol dependendo do material sobre o qual se aplique, o aerosol deposita uma camada de SiO2 de 100nm que adere a nível molecular com o objetivo.


Entre as propriedades desta camada de vidro líquido, o fabricante assegura que há um forte efeito antibacteriano, pois os micróbios não conseguem se reproduzir em contato com esta superfície.

As experiências foram feitas na Alemanha em empresas de preparação de alimentos que mediram a acumulação bacteriana em superfícies sobre as quais manipulavam os produtos. Aquelas superfícies que em condições normais requeriam frequente limpeza com cloro, ao ser recobertas de vidro líquido precisaram somente água quente -e com menor freqüência- para manter um nível de microorganismos dentro da norma, e o recobrimento durou meses antes de desaparecer pelo desgaste.

Adicionalmente ao efeito antibacteriano dizem que a cobertura de vidro líquido repele a água e o pó e é capaz de resistir ao calor, a radiação ultravioleta e até o ácido. A companhia por trás do invento assegura que em pouco tempo todos os produtos poderiam vir potencialmente recobertos com seu invento. Como o vidro líquido é absolutamente flexível e invisível, poderia ser aplicado por exemplo sobre uma gravata para que não se manchasse.

O fabricante assegura que o invento não é tóxico. Foi testado indústria vitivinícola e demonstrou ajudar a tornar a uva mais resistente a fungos e doenças sem com isso mudar ou contaminar o sabor do vinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

não pise na grama
não suje
não jogue lixo no chão
herrar é umano