Procure e talvez ache

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

10 países mas "felizes" do mundo


O índice reflete a "média de felicidade" que tem uma determinada sociedade em relação aos recursos naturais que ela consome. Em outras palavras que recursos utilizamos para obter uma vida mais ou menos longa e feliz.


A tentativa de medir a felicidade não é nada simples, já que a vida das pessoas, nem sempre é triste ou feliz, depende de cada momento e muitos fatores temporários.

índice de felicidade é desenvolvido desde 1981 pela associação inglesa NEF junto com a ONG relacionada ao meio ambiente Friends of the Earth, mostra que os altos níveis de consumos de recursos não supõe necessariamente altos níveis de bem-estar.

Estes são os 10 países mas felizes da terra.

  1. Vanuatu - 68.2%
  2. Colômbia - 67.2%
  3. Costa Rica - 66.0%
  4. República Dominicana - 64.5%
  5. Panamá - 63.5%
  6. Cuba - 61.9%
  7. Honduras - 61.8%
  8. Guatemala - 61.7%
  9. El Salvador - 61.7%
  10. São Vicente e Granadinas - 61.4%
O Brasil aparece na posição 63, atrás e próximo dos vizinhos Argentina (47), Chile (51) e Uruguai (57). Os Estados Unidos ficam na posição 150, são tão infelizes quanto o Zimbabwe no último posto (178).

A América Central é a região com as pontuações mais altas por combinar alta expectativa de vida com uma impressão ecológica por baixo de sua proporção. Suíça encabeça a classificação na Europa, no posto 65. Os países industriais aparecem nos piores postos. Como é de esperar os países que integram o G-8 não aparecem entre os 50 primeiros postos.

Em primeiro lugar está Vanuatu, uma paradisíaca ilha do pacífico, onde o estresse é uma palavra quase desconhecida por seus habitantes. O país faz parte de um amplo arquipélago do oceano Pacífico qualificado de "as ilhas felizes da Oceania"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

não pise na grama
não suje
não jogue lixo no chão
herrar é umano