Procure e talvez ache

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

o menor pais do mundo


Sealand, uma antiga plataforma militar, cujo acesso só pode ser feito por barco ou helicóptero, é o menor pais do mundo. A plataforma com 550 m2 habitáveis, situada no mar do Norte, na altura das costas inglesas, foi fundada por um britânico excêntrico, Roy Bates, em 1967. Sealand tem Constituição, bandeira, hino nacional, moeda oficial, passaportes - e até uma seleção de futebol
Agora, Roy decidiu vender o país. Pede 10 milhões de libras, cerca de R$ 41 milhões. Para convencer possíveis compradores, os atrativos mostrados são a vista infinita do mar, a tranqüilidade absoluta garantida, e nenhum imposto.

O principado de Sealand é um pais autoproclamado, não reconhecido por nenhuma outra nação. Ocupa uma antiga plataforma metálica, Roughs Tower, assentada em duas torres de cimento armado na altura de Harwich, no leste da Inglaterra. A plataforma foi construída em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, para a instalação de uma bateria antiaérea.

Em 1967, Roy Bates, ex-major do Exército britânico, ocupou a plataforma com a família e declarou que o local, por estar localizado em águas internacionais, podia ser considerado um pais e se autoproclamou "príncipe".

Um ano depois, a Marinha Real tentou retirar o proprietário, e foi alvo de disparos feitos a partir da plataforma. Em seguida, um juiz deu razão a Roy Bates contra o governo britânico e considerou que Sealand estava além do limite das águas territoriais do Reino Unido.

Atualmente, é Michael, filho de Roy Bates, que está à frente da ilha. Ele substituiu o seu pai em 1999, devido a problemas de saúde, mas não mostra grande apego ao seu reino e agora o colocou à venda.

Recentemente, o site The Pirate Bay anunciou o interesse em comprar Sealand, para lá hospedar os seus servidores. Os fundadores do site querem hospedar seus serviços longe de ações judiciais, como as tentativas feitas pela RIAA (indústria fonográfica dos EUA) e outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

não pise na grama
não suje
não jogue lixo no chão
herrar é umano